Br Gases Blog Como prevenir acidentes com cilindros?

Como prevenir acidentes com cilindros?

Como prevenir acidentes com cilindros

Quando trabalhamos com cilindros de gás é muito comum que venha cheio de avisos e com normas para os cuidados específicos. Afinal, acidentes com estes cilindros podem sim acontecer, já que o conteúdo geralmente pode ser inflamável. Nesse contexto, os incidentes podem ser graves e até mesmo gerar prejuízos à empresa.

Com isso em mente, nesse post iremos mostrar o que é necessário saber para prevenir tais acidentes, e com isso, garantir a segurança dos seus funcionários.

Vamos?

Conheça os cilindros de gases comprimidos

Primeiramente você precisa entender do que são feitos os cilindros de gases sob pressão que se possa conter tanto gases liquefeitos (são aqueles que podem se tornar líquidos quando condicionados sob pressão) como não-liquefeitos e gases solução.

O armazenamento é feito com cilindros metálicos, com alta durabilidade para serem resistentes. Mesmo testados podem ser um risco para os funcionários que manuseiam, sendo assim, é necessário que pessoas capacitadas para a função.

Afinal, todo cilindro de gás contém uma quantidade de energia e se quando for “aliviada”, estiver do jeito errado pode causar incidentes graves. Entenda como se prevenir contra possíveis situações de risco.

Como deve ser a segurança?

Como já dito é preciso que os gases tenham marcações de perigo e ainda um profissional adequado para explicar todos os cuidados necessários aos compradores.

Existem medidas que devem ser tomadas quando trabalhamos com cilindros de ar comprimido, principalmente na parte de armazenamento. Sendo assim, algumas sugestões podem ajudar a prevenir os acidentes com gases comprimidos durante o manuseio.

Como colocar uma identificação nos cilindros, e condicioná-los em áreas ventiladas, também procure separar os gases por seus tipos e procure usar proteção como luvas, óculos entre outros itens que podem ser fundamentais quando fizer o manuseio. Assim como, manter o capacete de proteção que já vem no cilindro se não estiver em uso.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração quando for fazer o armazenamento do material, mas principalmente o que não deve ser feito:

  • Fumar na área de estoque;
  • Fazer a remoção dos rótulos de proteção e avisos;
  • Permitir o manuseio por pessoas sem instrução adequada;
  • Deixar os cilindros na horizontal.

Esses são alguns dos cuidados que podem contribuir para que você não tenha acidentes e nem prejuízos com a mercadoria.

E o manuseio do cilindro de gás?

Como podem causar incêndios, ser corrosivos e ainda tóxicos, o manuseio deve ser feito com cuidado e cautela. E ainda por profissionais que tenham conhecimento necessário para que se algo der errado possa saber exatamente o que deve ser feito.

Sendo assim, quando for fazer o transporte dos cilindros de gás se atente a alguns cuidados como verificar se todos os recipientes estão na vertical e fixados adequadamente, ou se o capacete protetor está bem preso.

Assim como, se atentar a vazamentos e batidas, todo o cuidado é pouco quando se trata do manuseio de componentes químicos, tanto gases quanto líquidos. Então, se atente aos detalhes.

Agora, o que não deve ser feito quando estiver fazendo o manuseio dos gases comprimidos:

  • Derrubar no chão;
  • Empurrar um cilindro no outro;
  • Fazer a transferência de gás de um cilindro para outro;
  • Abrir a válvula sem antes verificar qual o tipo;
  • Fazer misturas;
  • Utilizar os cilindros para outras funções fora contenção de gás.

Acima você pode compreender como funcionam os cilindros de gases sob pressão e como pode se prevenir contra acidentes. Lembre-se que sempre que for fazer qualquer procedimento químico utilize todas as proteções individuais necessárias (EPI). E para mais dicas continue acompanhando mais sobre a indústria de gases com o nosso blog!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post