Br Gases Blog Válvula reguladora de gás: conheça todas as precauções

Válvula reguladora de gás: conheça todas as precauções


Para técnicos ou mesmo enfermeiros é fundamental conhecer as funcionalidades de todo o sistema de cilindros e gases medicinais. Uma válvula reguladora de gás entra como um dos pontos em que mais precisa de cuidados para que nada se torne um acidente por conta da pressão estabelecida.

Vamos falar sobre as válvulas reguladores de gás medicinal em cilindros para que conheça todas as precauções e entenda as diferenças entre elas. Acompanhe até o final para compreender qual é de fato a sua funcionalidade e importância.

Boa leitura!

O que é uma válvula reguladora de gás?

A válvula reguladora de gás tem como principal função trabalhar com a pressão exercida pelo gás estando localizada diretamente na bocarra do cilindro. Existem duas versões deste equipamento para que escolha o de sua preferência quando for utilizar em uma clínica ou hospital. Vamos exemplificar com as válvulas de pressão para oxigênio.

Válvula reguladora de gás - conheça todas as precauções

Regulador de oxigênio com fluxômetro.

O primeiro deles conhecido como válvula reguladora de pressão tem o corpo de alumínio, com uma porca sextavada com um elemento filtrante na ponta. Em seguida, temos manômetro em libras, sua função é mostrar a pressão do cilindro, e com um cálculo simples é possível identificar quantos litros de gás estão armazenados dentro do recipiente.

A válvula reguladora em geral vem selada e não disponibiliza ajuste, ao final nessa versão encontramos o fluxômetro alocado à parte que disponibiliza a fazer a regulagem.

A outra versão de válvula tem suas diferenças, como tudo é mais acoplado, o próprio fluxômetro está localizado na parte interna do sistema. Assim como o anterior possui uma porca com um filtro, no entanto, o seu material é de latão e o manômetro mostra a escala em PSI, sendo assim, necessário uma conversão para atmosfera. Desse modo, conseguimos entender o volume que está presente no cilindro.

Válvula reguladora de gás - conheça todas as precauções

Regulador de pressão para oxigênio.

Esse tipo de equipamento requer calibragem e ajuste, então, o técnico precisa estar atento, para que não se tenha um gasto desnecessário de gás. Existem válvulas reguladoras para diversos tipos de cilindro, seja para nitrogênio, ar comprimido e carbono. É importante saber exatamente qual será a sua funcionalidade para não ter problemas. Esse tipo de equipamento é necessário para que não se tenha desperdício e acidentes.

Precauções com esse material

Existem diversas precauções que devem ser seguidas com esse tipo de material, já que muitos pode acontecer por descuido pela parte técnica.

Um dos pontos de maior relevância é que o próprio material serve como comburente para acidentes, tudo que precisa é oxigênio, calor e algum líquido que sirva como combustível.

Existem inúmeros jeitos de causar um acidente com cilindros seja com o transporte ou mesmo já alocado como quando o material particulado pode acabar saindo e ao abrir o regulador estando em alta pressão pode criar calor e com o choque no material da válvula tudo pode pegar fogo.

Compressão adiabática também pode ser um dos problemas a serem encontrados nessa situação. Com a diminuição do volume pode acontecer uma alta na compressão do gás presente no cilindro criando calor e, assim, o fogo é gerado. Isso pode acontecer tanto por falha dos técnicos que permitem que algum composto entre em contato ou mesmo o próprio material da válvula como o teflon.

Procure não fazer a lubrificação dos componentes de válvula com materiais inflamáveis, se atente a regulagem e a possíveis vazamentos. Todo cuidado é pouco quando lidamos com gás pressurizado.

As duas versões de válvula reguladora citadas acima podem ser encontradas aqui! O que precisar estamos à sua disposição e para conhecer mais sobre o assunto continue acompanhando o nosso blog.

A BR Gases é uma empresa especializada em soluções para gases medicinais e industriais. Contamos também com uma loja inteiramente voltada para produtos de oxigenoterapia como concentradores e cilindros.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post