Br Gases Blog Conheça os tipos de gases medicinais

Conheça os tipos de gases medicinais

Conheça os tipos de gases medicinais

Conheça os tipos de gases medicinais

Gases medicinais possuem uma grande importância nas atividades relacionadas à saúde humana e veterinária. Fundamentais para a recuperação de pacientes com diversos tipos de tratamentos. Conheça abaixo os principais gases medicinais e suas aplicações:

Oxigênio Medicinal

Está presente no ar atmosférico a uma concentração de 21% e é inalado até os pulmões, passando para o sangue e atingindo as células, através do processo de respiração. Componente essencial para manter o metabolismo das células e deve ser fornecido continuamente para os tecidos do corpo. Em determinadas patologias ou condições clínicas, onde há um processo respiratório deficiente ou a necessidade de incrementar a oxigenação dos tecidos, faz-se necessária a administração de oxigênio a concentrações mais elevadas do que 21%.

Nitrogênio

Presente em diversas aplicações, como por exemplo, em equipamentos cirúrgicos, misturas laboratoriais e, em seu estado líquido (criogênico), em processos de conservação de matérias, como sangue, medula óssea, órgãos para transplante e outros tipos de material biológico.

Este gás medicinal é comumente utilizado como meio de deslocamento de equipamentos estéreis ou como fonte de pressão para o funcionamento de dispositivos pneumáticos.

Ar Medicinal

Ar Medicinal também conhecido como ar comprimido possui características semelhantes a atmosfera, ou seja é incolor e inerte. Sobretudo, é um gás exclusivamente feito para fins medicinais, se utilizando na mistura do Oxigênio e do Nitrogênio.

Utilizado principalmente em respiradores, aparelhos de anestesia e em nebulização de pacientes.

 

Óxido Nitroso

O Óxido Nitroso, também conhecido como Protóxido de Azoto (N2O), é um analgésico/anestésico inalatório utilizado ou em mistura com oxigênio (O2) em concentrações que normalmente variam entre 40 e 70%, ou associado também a outros agentes anestésicos (inalatórios e endovenosos).

Dióxido de Carbono

O Dióxido de Carbono Medicinal (CO2) é um gás liquefeito, incolor, inodoro e não inflamável, além de ser fisiológico – liberado no processo de respiração dos seres humanos .

Sua principal aplicação é feita em cirurgias de videolaparoscopia. Consistem em cirurgias que o abdômen do paciente é insuflado com esse gás permitindo que o médico tenha um campo visual melhor da região.

Auxilia inclusive na redução na incidência de infecções durante cirurgias principalmente nas laparoscópicas.  Além disso, o CO2 também age como complemento ou mesmo uma alternativa a antibióticos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Post